List of new hotels in 2024
Have a look if you are looking for a recently opened hotel
Best hotel in Busan: Lavalse Hotel
Download sangseek travel map around the world
Highly recommended as it connects to Google Maps navigation!
Get it on Google Play

Museu de Escultura Da Nang Cham

visualizações: 622
Museu

Information

Museu de Escultura Cham de Da Nang

O conteúdo da Wikipedia foi traduzido automaticamente.

O Museu de Escultura Cham é um museu localizado no distrito de Hải Châu, Da Nang, centro do Vietnã, perto do rio Han.

A criação do Museu de Escultura Cham em Da Nang foi proposta pela primeira vez pelo Departamento de Arqueologia da EFEO em 1902. Henri Parmentier, um proeminente arqueólogo do departamento, deu uma importante contribuição para a campanha de construção. Fundado em 1915 como Museu Henri Parmentier, seu primeiro edifício foi inaugurado em 1919 e foi projetado por dois arquitetos franceses, M. Deleval e M. Auclair. Antes da criação do museu, este local era conhecido como o "Jardim das Esculturas" e, nos últimos 20 anos, muitas esculturas Cham coletadas de Da Nang, Quang Nam e outras regiões foram transferidas para cá.

O museu foi ampliado duas vezes. A primeira expansão ocorreu em meados da década de 1930, com duas novas galerias proporcionando espaço de exposição para objetos acrescentados nas décadas de 1920 e 1930. Henri Parmentier criou uma exposição centrada na área onde a escultura foi descoberta. 1000 m2 de área estão reservados para as coleções de Mỹ Sơn, Trà Kiệu, Đồng Dương, Tháp Mẫm, Quang Tri, Quảng Ngãi, Bình Định e Kon Tum. Em 2002, o museu se expandiu novamente para um prédio de dois andares com mais 1.000 metros quadrados. O novo edifício oferece espaço para exposições, bem como armazém, biblioteca, oficina de restauração e escritórios de funcionários.

Antes de 2007, o museu era gerido pelo Museu Da Nang, órgão administrativo responsável pela gestão dos museus e do património da cidade. Em 2008, passou a ser filiada à Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo da cidade.

O museu abriga a maior coleção de esculturas Cham do mundo e é um destino turístico popular.