宿泊税 taxa de hospedagem
A '宿泊税' (shukuhakuzei) é uma taxa cobrada em algumas localidades do Japão para turistas que se hospedam em hotéis ou pensões.
Esta taxa é usada para ajudar a melhorar as infraestruturas turísticas e pode variar de acordo com a cidade.
Por exemplo, se você ficar em Tóquio, a taxa de hospedagem é diferente do que em Kyoto.
Em Tóquio, a taxa pode ser de 200 ienes por noite (200 yen per night - にせんえん ぱーないと, nisen en pā naito), enquanto em Kyoto pode ser 1.000 ienes (1000 yen - いっせんえん, issen en) por noite.
Ao fazer o check-in (チェックイン, chekku in), é comum que você tenha que pagar essa taxa junto com o preço do seu quarto.
Então, por exemplo, se você reservar um quarto por 10.000 ienes por noite (いちまんえん, ichiman en), e a taxa de hospedagem for 200 ienes, o total a pagar será 10.200 ienes (いちまんにひゃくえん, ichiman nihyaku en).
Muitas vezes, a '宿泊税' (shukuhakuzei) não está incluída no preço que você vê online, então é bom perguntar sobre isso.
Isso é importante porque pode afetar seu orçamento (バジェット, bajetto).
Além disso, é comum que a taxa seja utilizada para manter e melhorar atrações turísticas (観光地, kankōchi), como parques, museus e outros locais que você pode visitar durante a sua estadia.
Portanto, ao planejar a sua viagem ao Japão, lembre-se de considerar a '宿泊税' (shukuhakuzei) ao calcular o custo total da sua estadia!